daredevil demolidor

2ª temporada de Demolidor com Justiceiro e Elektra tem cenas de tirar o fôlego

Aproveitei minhas férias para assistir a segunda temporada de “Demolidor” (Daredevil) que chegou ao Netflix em meados de março deste ano.  A primeira temporada foi ótima, o que por si, já fez aumentar minhas expectativas em relação à segunda temporada.

Para você que ainda não conhece o herói,  o Demolidor é Matt Murdock. Um acidente na infância o deixou cego, porém ao perder a visão ele percebeu que todos seus outros sentidos foram ampliados. Tornou-se advogado e divide seu dia entre tribunais e sua noite como vigilante. É bom lembrar que a história se passa no Universo Marvel, onde invasões alienígenas e os Vingadores existem. Porém a pegada de o Demolidor é algo mais urbano e regionalizado.

demolidor daredevil netflix

Ao contrário da primeira temporada, onde o vilão Wilson Fisk é presente em toda a trama, a segunda temporada não tem um inimigo evidente e que é revelado somente nos últimos capítulos. Contudo DareDevill (Demolidor) ganha a companhia de outros dois grandes personagens das HQs, Justiceiro (The Punisher) e Elektra. Ambos personagens tem grande participação na história e em diversos momentos colocam à prova os princípios morais e éticos de Matt Murdock, o Demolidor.

A atuação de Jon Bernthal como Frank Castle, o Justiceiro é marcante, em minha opinião poderia ganhar sua própria série. Para quem não lembra ele é o ator que fez Shane em “The Walking Dead”. Ele é um personagem sinistro, que busca a vingança de sua família e não descansa mesmo após encontrar o assassino de sua família, e que na temporada é colocado em rota de colisão com o Demolidor. Ambos buscam justiça mas de modos bem diferentes, o que gera ótimos diálogos mesmo em meio à pancadaria.  A participação de Elektra  foi importante para mostrar que sua história junto a Matt é antiga, e que muita coisa ainda se desenrolará na terceira temporada.

Duas cenas de tirar o fôlego

Duas cenas de ação me chamaram bastante a atenção, pela atuação, clima e direção por literalmente tirar o fôlego!!!

https://www.youtube.com/watch?v=Q0CvkiPS5Ks
A cena de luta nas escadas do prédio, com Demolidor com suas mãos amarradas a uma corrente, e a pancadaria nas escadas “sem cortes” foi sensacional.

https://www.youtube.com/watch?v=CLz8GMZHmqc
A segunda cena na prisão, com Frank Castle (Justiceiro) mostrando porque o cara tem sangue nos olhos!!!

Os amigos Foggy Nelson, Karen Page e a enfermeira noturna Claire

demolidor daredevil
Nelson Foggy, Karen Page, Matt Murdock e Claire

Um dos personagens que mais simpatizei na primeira temporada foi Foggy Nelson o companheiro e sócio de advocacia de Murdock. Acho Foggy um personagem muito carismático e inteligente, porém foi pouco explorado nesta temporada ficando praticamente de lado. Até vejo uma explicação para isso. Os acontecimentos da temporada fizeram Matt Murdock viver um dilema, entre dividir sua profissão como advogado e suas atividades noturnas protegendo Hell´s Kitchen. Ficou claro qual é a primeira opção de nosso herói vigilante.

Já Karen Page, secretária do escritório de Foggy e Murdock se tornou bastante independente nesta temporada, assumindo por vezes papéis investigativos na tentativa de explicar que Frank Castle (Justiceiro) não é um louco homicida, e sim um pai de família em busca de vingança mesmo que “pouco ortodoxa”.

A enfermeira noturna Claire, que conhece a identidade secreta de nosso herói está presente nesta temporada ao contrário do que se especulava. Para ela não é novidade a existência de outros “inumanos”, visto que na série Jéssica Jones, ela ampara e cuida de Luke Cage.

Um universo Marvel bem amarrado

Estou gostando muito desse universo criado pela Marvel. As ações desenroladas em Demolidor fazem uma conexão com outras séries como Jessica Jones, afinal ambos vivem em Nova York. Em diferentes momentos você verá correlação entre acontecimentos de ambas as séries, e citações à Os Vingadores.  Aliás a Netflix em parceria com a Marvel estará desenvolvendo mais duas séries, Marvel´s Luke Cage, Marvel´s Punhos de Ferro, culminando em uma mini-série chamada “Os defensores”. A formação do grupo será composta com Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro. Já imaginou? Mal posso esperar.

daredevil demolidor
Inspiração e base vem das HQs

O que achei da segunda temporada de Demolidor

Pra quem ainda não assistiu a série Demolidor recomendo que assista se você gosta de uma série live-action com diálogos envolventes, personagens profundos, uma trama bem fundamentada e claro ação. Cada cena e diálogo tem um motivo, seja para aprofundar-se no personagem ou buscar sua essência. O segunda temporada com o complemento de outros personagens como Justiceiro e Elektra permitiram entrar mais na essência do personagem, em diferentes momentos Murdock é levado a fazer escolhas um tanto difíceis, que o colocam em conflito com as duas vidas que ele quer levar. Gosto de séries que além da pancadaria, nos fazem torcer pelo personagem e torcer por suas escolhas, por mais que em determinadas escolhas, não fossem aquela que preferiríamos. Senti falta de um vilão de dar raiva como Wilson Fisk nesta temporada, que teve aparição bem modesta, mas entendo que muita das ações serão desenroladas nas temporadas seguintes.

Enfim, será comum ao final de cada episódio você  já querer apertar em “próximo capítulo” antes mesmo dele iniciar automaticamente. Acredito que a Marvel e Netflix acertaram em cheio em trazer esta parte do Universo Marvel para as telinhas.  O Netflix também disponibiliza o filme feito em 2003 com atuação de Ben Affleck, e sinceramente, não gostei, achei muito fraco. A série é infinitamente superior, com uma trama adulta, tensa além de seguir a base e inspiração das HQs.

E você já assistiu a série? Ou pretende assistir? Deixei seu comentário abaixo do que achou.