Análise do Quantum Fly. Vale a Pena?

Terminei minha análise do Quantum Fly após praticamente duas semanas de uso intenso. E acredito que você esteja curioso para saber a minha opinião, afinal,  existiram reviews bem divergentes sobre este smartphone (para não dizer polêmicos). rsss

Tentarei ser bem objetivo na análise abaixo, e mais detalhista nos vídeos OK? Então não deixe de conferir minha análise no vídeo acima. =D

Especificação Quantum Fly

Android 6.0 Marshmallow
Processador MediaTek Helio X20 deca core de 64bit a 2,1Ghz
GPU Mali-T880MP4 a 780Mhz
3 Gb RAM LPDDR3
5,2″ IPS, Full HD 423ppi
Bordas em acabamento 2.5D
Proteção Gorilla Glass 3
Camera traseira de 16mp e 8Mp frontal com flash
32 Gb de armazenamento interno
Bateria 3.0000mAh
Dual Sim (Conexão 4G selecionável por software)
1 Slot nano sim, outro slot Micro Sim (slot 2 aceita Micro SD mas precisa abrir mão do nano SIM)
Disponível nas Cores Cinza, Azul e Rosa
Valor: R$ 1499,00 parcelado e R$1.299,00 à vista/boleto.

Design

O Quantum Fly possui um design bonito, apostando na leveza (apenas 140 gramas) e na fina espessura. Tem aspectos de uma linha premium como o corpo em metal, sensor de digitais que responde bem e uma boa pegada (ufa, ele não escorrega como o sabonete do Quanto Go). O acabamento da tela é em 2.5D, ou seja, com as bordas curvadas dando um charme adicional. Sim, ele lembra algumas características do iPhone, que eu particularmente não me importo. Gosto de ter um celular em mãos que tenha um aspecto de caro, elegante, e o Quantum Fly cumpre com este objetivo. Minha única ressalva que eu levaria em consideração em um redesign seria colocar as bordas inferiores menores, e a entrada para o pino do fone de ouvido na parte debaixo, o que facilita e muito colocar e retirar do bolso enquanto houve-se música.

quantum-fly

Desempenho

A Quantum e o Marketing da empresa citam muito o fato do Quantum Fly  ser o primeiro Deca Core do Brasil. O que é verdade. Porém, precisamos tomar cuidado, pois mais núcleos não necessariamente quer dizer melhor desempenho. O Quantum Fly vem equipado com um MediaTek Helio X20, um processador de respeito. Não é o mais “top” da Mediatek,  mas que testes de benchmark para sua referência bate impressionantes 83K no Antutu. Quase o dobro do seu rival Moto G4 Plus.  Mas claro, benchmarks servem apenas para referência, e devemos analisar a real experiência de uso. E posso dizer que o smartphone saiu-se muito bem em testes com diferentes jogos. Consegui jogar os principais títulos da playstore sem maiores problemas (ele esquenta quando joga-se títulos mais pesados por longo tempo, mas nada muito exagerado que assuste, e isso é algo natural de smartphones com metal que tenham um desempenho mais hard). A maioria dos jogos no máximo (não todos).  Em Assassinis Creed por exemplo, o game fez a auto-seleção do gráfico e o deixou com um gráfico inferior ao do mesmo título rodando no Quantum Go. Bom, tratando-se de jogos, temos que prever que alguns jogos podem não estar bem otimizados para um determinado chipset. No geral, o Quantum Fly é o smartphone que entrega o melhor desempenho entre os smartphones da sua faixa de preço.

Bateria

Analisar bateria sempre é controverso, afinal cada um tem seu modo de uso no dia a dia. Posso dizer que consegui em média 5h de tela sem precisar fazer uma recarga, com brilho a 50%, 4G e GPS ligado, jogando um pouquinho de pokemon go. =)  Eu precisava sempre dar uma carga depois de umas 11~12h de uso. (Levanto as 6 da madrugada, e por volta das 17h precisava procurar uma tomada para completar o dia). Classifico a bateria como razoável, nem boa, nem ruim, na média. Um ponto negativo é a falta de um carregamento turbo, que faz muita falta quando você precida dar aquel famosa carga de 10 minutinhos.

Tela

Me adaptei muito bem à tela de 5,2 polegadas (estava muito acostumado com 5,5pol), e creio ser um bom tamanho também. A tela é FullHD, com uma boa resolução. Não é mais Amoled  como no Quantum Go, e sim IPS LCD. Ao comparar percebe-se que as telas de amoled são mais brilhantes, porém, neste quesito, ao contrário do que alguns reviews falaram negativamente, não tenho ressalvas.  Possui proteção Gorilla Glass 3 contra riscos. É uma boa tela e ponto.

Câmera

quantum-fly

Esta é a parte onde me decepcionei. Talvez por ter gerado muitas expectativas. Aqui temos mais uma prova que números de megapixels não é tudo e não representa qualidade se não possuir um bom conjunto de lentes e sensores. Quem tem um Quantum Go pode tomar como parâmetro a mesma qualidade, pelo menos para as fotos e filmagens na câmera traseira. O smartphone sente bastante nas fotos e filmagens em ambientes com luzes desfaforáveis, e eu me refiro a um dia nublado, de noite, etc. Não que você não conseguirá tirar boas fotos, mas você terá que trabalhar bem para obtê-las em dias e locais não favoráveis. O foco é lento, por vezes se perde ou não funciona o auto foco necessitando que você toque a tela. Outra questão importante a ressaltar é que não existe a opção de fotos em wide, todas são no formato 4:3. Ele filma em FullHD (embora o padrão de fábrica venha em 720p) porém não espere nada excepcional e a falta de estabilização ótica deixará as filmagens bens tremidas caso não se use um tripé.

Porém a coisa fica mais animadora com a câmera frontal de 8 megapixels. As fotos tem uma qualidade satisfatória para a categoria e existe a opção de flash. Ainda perde para selfies do Moto G4 Plus, porém já deixa a briga um pouco mais acirrada, coisa que na câmera traseira não tem como comparar.

Android

Ele vem com o Android 6.0 Marshmallow,  com poucas alterações e melhorias e a Quantum garante que estará trabalhando na atualização para o Nougat 7.0, mas ainda sem data definida. O sistema esta fluído e sem aquele excesso de apps desnecessárias que vemos em algumas fabricantes.

Dual Sim Híbrido

O Quantum Fly é um smartphone com suporte a redes 4G nos dois slots (um cartão SIM e outro Nano SIM). Nesta mesma gaveta você pode colocar um cartão micro SD para armazenamento interno, mas terá que abrir mão do slot do cartão nano SIM. Essa é uma tendência nos smartphones que tenho notado, em prol de redução da espessura (meu Galaxy S7 Edge também é assim). É algo que me incomoda, afinal queria ter dois slots de cartão SIM e outro para o micro SD, “but”, não se pode ter tudo nessa vida.

Conclusão

O Quantum Fly é um smartphone para quem quer:
– Poder de processamento a um bom custo x benefício
– Um celular diferente, não “modinha” mas bonito, leve, fino e com sensor de digitais.
– Para quem quer ter os dois itens acima e tirar boas selfies.

O Quantum Fly NÃO é um smartphone para quem quer:
– Tirar fotos com a câmera traseira com qualidade ou filmar com qualidade.

 

 

5 comentários em “Análise do Quantum Fly. Vale a Pena?”

  1. Fala Vertão…rs
    Será que há possibilidade de unir num mesmo aparelho uma boa câmera e um desempenho razoável??? Tipo tenho Zen 2, mas as fotos não me agradam muito…faz um vídeo sobre o assunto, por favorrrrrr!!!

  2. Tô numa dúvida cruel, entre o motoG5 ou um Quantum fly, cada pessoa me fala q um e melhor q o outro, meu esposo e filho tem o Quantum GO, qual é melhor o fly ou g5.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *