Android ultrapassa Windows em acesso à internet. É uma tendência global?

Pela primeira vez na história Android ultrapassou Windows em acesso à internet.

Isso não acontece desde 1980, são 37 anos que o Windows vem como líder de mercado em Sistema Operacional e agora foi ultrapassado pelo Android.
Mas calma lá, você que é fanboy da Microsoft! O intuito não é falar de “Windows vs Android”,e sim debater esta questão de tendência.

A consultoria de métricas StatCounter divulgou ontem alguns números onde concluiu que o Android passou o Windows como sistema operacional mais utilizado no mundo.
E como que ela fez essa pesquisa? Claro que ela não consegue pesquisar pessoa por pessoa para saber qual sistema operacional cada um utiliza. A StatCounter monitora vários sites pelo mundo, e conforme são feitas pesquisas e acessos nestes sites, ela consegue saber qual o sistema operacional, browser e vários outros dados.

Porém só entrou neste resultado quem tem acesso à internet. Vários computadores que não tem acesso à internet como de empresas e com acesso restrito e intranet não foram contabilizados. Temos esta tolerância a considerar.

Android ultrapassa Windows

O resultado foi bem apertado: 37,93% de pessoas utilizando o Android, contra 37,91% do Windows. Isso globalmente. É uma diferença de apenas 0,02% mas que não deixa de ser histórico.
Contudo o Windows continua sendo líder de mercado quando se fala de desktop com 84% de uso global, assim como o Android continua líder global com 71% no mercado mobile.
Nesta pesquisa, a StatCounter considerou números globais. E quando se coloca “Índia e China” você desequilibra qualquer pesquisa. Fato este que Índia e China é onde o Android vem sendo mais utilizado.

Quando olhamos por continente, ou países, tirando a Ásia e África, o Android ainda não ultrapassou o Windows, mas observamos uma forte tendência de queda nos acessos via Windows e as plataformas móveis crescendo.

Essa tendência se deve à comodidade e praticidade dos dispositivos móveis que estão ganhando cada vez mais espaço com uso para redes sociais, pesquisas, entretenimento, e até mesmo games. Aliás, eu uso meu smartphone para quase tudo, e o que menos uso nele são as ligações. E você?